quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

watchamovie 1: 4 meses, 3 semanas e 2 dias

No início do filme somos situados no ano de 1987, na Romênia. Neste período o país vivia o comunismo, o qual não é discutido na trama, ficando tácito no decorrer da história, ao mostrar os estudantes fazendo pequenos contrabandos de cigarro, desodorante, tic-tac de laranja (que eu fui conhecer depois dos anos 2000) etc., além da preocupação em estar sempre com os documentos, caso algum guarda pedisse.


Em todo caso, o foco não é a política do país, antes, o momento do comunismo é apenas o cenário de fundo para a história de duas estudantes, Otília e Gabriela, vividas por duas atrizes romênias (obviamente) e desconhecidas por mim (por nós, né). Gabriela está grávida e quer abortar, abusando da boa vontade de sua amiga Otília, que faz mais do que eu jamais faria por qualquer amiga minha. Acontece no filme uma discussão sobre a verdadeira duração da gravidez e o perigo em abortar depois do 4º mês, porque a pessoa que realizou o aborto responderia por homicídio e não aborto. Inclusive o "abortador" (qual o 'nome' de quem realiza o aborto na mulher?) deixa claro tratar-se de "chave de cadeia" o que eles estão fazendo.


Achei interessante que no filme não fica preciso o tempo de gravidez da menina a não ser para nós, espectadores, que o sabemos por conta do título.

Nenhum comentário: