terça-feira, 6 de setembro de 2011

é isso, mesmo?

everything is so boring...

O senhor acredita que quanto mais cedo aceitarmos que estamos sozinhos no mundo, mais felizes seremos?

É uma afirmação séria, essa. O que você acha?

Não sei. Às vezes eu penso sobre isso. Mas é um sentimento um pouco desolador. Talvez porque faça algum sentido.

Como assim?

Desconsiderando aquele discurso de algumas pessoas que dizem que preferem acreditar no ser humano, que esperam contar com os outros e que, quando passadas para trás, culpam sua bondade por não ter visto como a pessoa realmente era e que, a meu ver, uma coisa não tem nada a ver com a outra, penso que, na verdade, você não precisa ser mal ou malicioso para ter bom senso ou discernimento. Você pode ser bom, mas não precisa ser ingênuo ou bobo. E acho que esse tipo de raciocínio se aplica a essa questão de contar ou não com os outros.

Você já se decepcionou com alguém nesse sentido?

Sim, claro. E provavelmente decepcionei alguém também... eu não acho que posso sempre contar com os outros, mas gosto quando eu posso. Sinto-me aliviada, como dividindo um fardo. Mas realmente eu não espero contar com os outros, gosto de deixar esse fato para uma exceção, pra isso me surpreender. Manter as expectativas baixas, pra não me decepcionar.

Não acha que você está pegando muito pesado?

É, pode ser. Também não quero soar como a pessoa mais solícita do mundo, sentada no alto, observando os egoístas. Só acho que muitos que dizem esse tipo de coisa, que criticam o ser humano, ou mesmo os políticos, dizendo que todos eles são corruptos, elas mesmas, em suas vidas diárias são, como posso dizer... estúpidas.

E você?

Por incrível que pareça, não sou perfeita. Mas tento ajudar quando posso. Na verdade eu gosto muito de fazer as coisas com alguma companhia. Mas já por saber que é difícil conciliar duas vidas, a fim de que façam alguma coisa juntas, eu acabo fazendo sozinha. Talvez o apoio mal acabado ou aquela coisa mal feita acabe me desanimando de procurar alguém para me ajudar com alguma coisa. Eu mesma ajo dessa forma algumas vezes. Digo que vou ajudar e acabo não fazendo. E geralmente por motivos banais. Mas procuro mudar isso. Ou apenas evito comprometer-me quando não estou a fim, mesmo... mas afinal, o senhor concorda que quanto mais cedo aceitarmos que estamos sozinhos no mundo, mais felizes seremos?

Bem, eu até gostaria de ir mais a fundo na questão, mas o nosso horário acabou.

É. Acho que isso já responde a minha pergunta.

Nenhum comentário: