sábado, 5 de maio de 2012

watchamovie 4: Red Cliff I & II


Red Cliff, filme lançado em duas partes (Chi bi [2008] e Chi bi xia: Jue zhan tian xia [2009]), é baseado na obra The Three Kingdoms, de Guanzhong Luo e dirigido por John Woo (sim, o mesmo cara que dirigiu Face/Off).


O filme retrata uma guerra que aconteceu durante a Dinastia Han e se passa no ano de 208 d.C., quando o Primeiro Ministro do Império, Cao Cao, é nomeado Comandante do Exército Imperial e marcha para o Sul para guerrear contra os supostos insurgentes Liu Bei e Sun Quan.


O que eu gostei no filme - e gosto nos filmes orientais em geral - é que eles não têm pressa para contar a história. Eles têm cenas contemplativas intercaladas com cenas de luta e muita ação. E sequências de lutas podendo durar mais de 10 minutos. Sem contar determinados personagens que são destaque nas lutas, como Guan Yu nesta cena:


shit just got real
Ele não é o único que se destaca no campo de batalha. Logo no começo do filme tem uma cena em que um soldado luta contra vários outros com um bebê amarrado nas costas.


Destaque também para Takeshi Kaneshiro como o estrategista do exército de Liu Bei que parte em busca de aliados para combater o exército do tirano Cao Cao. O personagem também utiliza técnicas de feng-shui para prever as condições climáticas que podem ser utilizadas a seu favor nas batalhas. 


Takeshi Kaneshiro como Zhuge Liang
Ponto fraco do filme é a atriz que interpreta a esposa de Zhou Yu que, apesar de ter um papel importante na história, deixou a desejar na atuação.


Inevitável também associar o filme à Batalha de Helm's Deep que acontece no Senhor dos Anéis, o que não diminui a originalidade e criatividade do filme.


Numa época em que não existiam armas de fogo, as estratégias de guerra ganham um grande espaço na história, além das lutas corporais. Não por parte dos soldados - esses morrem aos montes. Mas os próprios oficiais entram na batalha e se destacam nas lutas. Se não é muito realista, eu não me importo. Afinal, é um filme. Por tudo isso, parem o que estão fazendo e assistam a este épico chinês.

Nenhum comentário: